terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Virtude, ética e humanização: avançamos ou retrocedemos?

   Bem como afirma Tomas Hobbes: "O homem é o lobo do próprio homem." Como indivíduos, passamos a viver em uma sociedade em que tornou-se extremamente difícil encontrarmos as nossas virtudes e as virtudes dos que conosco convivem. A ética, a integridade e a moralidade, viraram apenas conceitos e suas  práticas cada vez mais escassas. Aceitamos e aprovamos a ideia de que a corrupção no conselho de ética do nosso país é inevitável, e nada podemos fazer para mudar tal realidade. Como sociedade, mentimos, ocultamos, censuramos, espionamos e ferimos as liberdades individuais. Modificar tal realidade, requer mais do que discursos vazios ou a criação de novas leis e conceitos protetores, requer que as ideias positivas de cidadania e ética tornem-se ações práticas do nosso dia-a-dia.
  Vivemos, notoriamente,uma disparidade em nossas relações sociais, produtivas e desenvolvimentistas. Ao mesmo tempo em que modernizamos nossa tecnologia e evoluímos nossas formas de produção, retrocedemos nossa consciência, nossa maneira de pensar, de agir com moralidade e de viver em coletividade. Alienados as ideias absorvidas pela Indústria Cultural, passamos horas utilizando nossos mais modernos smartphones  mas, muitas vezes, somos incapazes de exercitarmos nossas virtudes éticas para minimizar as disparidades e desigualdades sociais.
   Podemos compreender que as virtudes e qualidades essências do homem com o tempo tornaram-se rasas e superficiais. O medo de estar ultrapassado e a vontade de ser melhor do que o outro, levou-nos a retroceder ao nosso estado descivilizado. Sem ética, sem moral e sem consciência coletiva criamos conceitos como o "hacker ético" que invade a privacidade e fere as liberdades democráticas em justificativas benéficas à sociedade. Criamos sites que vazam documentos e criticam a falta de liberdade individual, contudo, com falta de ética, esquecemo-nos que "vazar", propagar e difundir algo que é sigiloso já fere o direito à liberdade e privacidade.
   Como sociedade, precisamos mudar a realidade em que o "ter" está acima do "ser". Não podemos acreditar que a virtú, a essência e a ética sejam apenas conceitos que lemos nos livros de filosofia. Não basta apenas que admiremos Platão, que exaltemos Sócrates ou que veneremos Maquiavel. É necessário que além de conhecermos seus pensamentos, exercitemos suas boas lições de convivência e consciência social. Agir em ausência das boas virtudes traz como consequência um retrocesso que ,gradativamente,torna-se insuperável aos seres humanos.
   Entender que aquilo que queremos é aquilo que podemos ou devemos ter é o passo inicial para o sucesso das nossas ações. Se mudássemos talvez nossas prioridades egocêntricas  e individualistas acharíamos mais inconcebível o ferimento dos ideais democráticos, crianças, ainda hoje, morrerem por giardíase devido à falta de saneamento básico em diversas partes do país e a destruição de um patrimônio histórico-cultural da nação,, como no caso do Rio Doce,por ineficácia de fiscalização efetiva às  mineradoras. Quando não apenas criticarmos estes fatos, mas não nos acomodarmos perante eles, seremos, por consequência, mais virtuosos, mais éticos  e, principalmente, mais humanos. 

2 comentários:

  1. Olá.

    Posso estar enganando a mim mesmo, mas quero dizer que o problema da humanidade está na cabeça de cada geração nova que aparece neste planeta. A cada nova “safra”, os pais têm menos virtudes para oferecer aos seus filhos como exemplo bom. E esses filhos se tornam pais, e têm menos a dar à sua petizada; o petiz cresce, casa e o ciclo segue rumo ladeira abaixo.

    Não é de hoje que a deterioração dos bons costumes e valores acontece. Lá pelos idos de 1930, a cultura norte-americana apresentava aos adolescentes de então, a personagem de desenhos animados, sempre de pernas de fora, voz e trejeitos insinuantes para o sexo fácil e sem compromisso, Beth Boop. E vieram mais frutas podres como modelos comportamentais: Marilyn Monroe; Madonna; Lady Gaga...

    E.A.G.
    http://belverede.blogspot.com.br
    www.ubeblogs.net

    ResponderExcluir